A integração no varejo é essencial para otimizar as operações de negócio e melhorar a experiência do cliente. Com a integração eficaz de sistemas e processos, os varejistas podem alcançar uma visão unificada de suas operações e estoques, possibilitando uma gestão mais eficiente e a tomada de decisões baseadas em dados. Isso se traduz em uma melhor previsão de demanda, gerenciamento de estoque aprimorado e processos de atendimento ao cliente mais ágeis.

Além disso, ela facilita a implementação de estratégias omnichannel, permitindo que os varejistas ofereçam uma experiência de compra coesa, seja on-line ou off-line. Em um ambiente de varejo cada vez mais competitivo e digitalizado, a integração eficiente não é apenas um facilitador de eficiência, mas um diferencial estratégico vital para o sucesso do negócio.

Comportamento do consumidor

De acordo com uma pesquisa de Octadesk e Opinion Box, o e-commerce no Brasil é o mais utilizado por 58% dos brasileiros. Fator impulsionado por questões como o preço mais baixo (58%); praticidade (57%); promoções (56%); e facilidade (49%). Em relação à frequência, a amplitude é significativa no on-line: 85% compram uma vez por mês, e três em cada dez, ao menos uma vez por semana.

Por outro lado, levar o produto na hora (57%); ver e tocar os produtos (55%); e segurança (23%) são atributos que os fazem preferir lojas físicas. A taxa de quem utiliza ambos os modelos, é 14%. Contudo, na categoria Móveis, 17% afirmam que compraram nos últimos seis meses on-line, frente a 15% que afirmam que não comprariam on-line – o que demonstra que o atendimento físico ainda tem muita importância no setor.

Vale ressaltar que um estudo da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo demonstra outro caminho: das 300 maiores varejistas brasileiras, 74% vendem on-line, índice que sobe para 91% das empresas de segmentos não-alimentares. A diversificação de canais e modalidades de venda também foi consolidada, com 85 das 300 empresas realizando vendas por WhatsApp e 27 operando marketplaces proprietários.

Além disso, em agosto, foi divulgada a nova edição do WebShoppers – um dos principais relatórios sobre comércio eletrônico no Brasil, produzido pela NielsenIQ – que traz um overview do e-commerce no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Vendas do e-commerce apresentaram retração. Categoria “Casa e Decoração” teve queda de -12,6% em número de pedidos e aumento de 0,4% no valor do ticket médio.

Integração no varejo é palavra-chave

Diante os dados, o questionamento é: como otimizar a experiência de compra on-line para os consumidores no setor de móveis, considerando a importância ainda significativa das lojas físicas nesse mercado?

O co-fundador e responsável pelo crescimento acelerado da CoreBiz – empresa focada em e-commerce, marketing de performance, omnichannel –, Felipe Gomes, resume que, em linhas gerais, é essencial assegurar a integração perfeita entre as diferentes etapas do processo de compra.

“Isso garante que os clientes tenham um processo rápido, eficiente, onde a loja não se torna uma barreira entre o cliente e o produto ou serviço e sim um ponto de experiência mais rico com a marca.” – o que envolve não apenas tecnologia, mas principalmente cultura, pessoas e processos.

Com o avanço da tecnologia e futura integração de inteligência artificial, as barreiras tendem a ser cada vez menores, salienta Gomes. É fundamental usar um sistema omnichannel que unifique a experiência de compra em todas as plataformas — sejam elas lojas físicas, e-commerce, WhatsApp ou marketplaces.

Para isso, a equipe precisa ser apta para atender os clientes de forma eficiente em qualquer plataforma em que eles estejam interagindo com a empresa. Além disso as estratégias de marketing precisam ser integradas. “Utilizar promoções e campanhas que são acessíveis em múltiplos canais para incentivar a migração entre eles. Por exemplo, oferecer descontos no WhatsApp que podem ser utilizados tanto on-line quanto na loja física.”

Estratégias

  • REALIDADE AUMENTADA: Utilizar tecnologias que permitam aos clientes visualizar os móveis em seu próprio espaço antes de fazer a compra;
  • EXPERIÊNCIAS DE SHOWROOM VIRTUAL: Criar um ambiente virtual onde os clientes possam “andar” pela loja e experimentar os produtos como se estivessem fisicamente no local;
  • CONTEÚDO EDUCACIONAL: Oferecer guias, vídeos e outros conteúdos que ajudem o cliente a fazer a melhor escolha para suas necessidades. Isso pode incluir dicas de decoração, manutenção de móveis etc.;
  • FEEDBACK DO CLIENTE: Coletar feedback para entender melhor as necessidades e preferências dos clientes e ajustar a estratégia de acordo.

Nos conte: de que maneira você percebe a integração transformando o varejo? Deixe seu comentário abaixo! 😉