O e-commerce brasileiro continua a crescer de forma robusta, conforme apontado pela 50ª edição do relatório Webshoppers, produzido pela NIQ Ebit. Em 2024, o setor apresentou um avanço expressivo de 18,7% no primeiro semestre, alcançando R$ 160,3 bilhões em vendas on-line.
Esse avanço reafirma a importância do comércio digital, e destaca as oportunidades para varejistas que estão dispostos a adaptar suas estratégias às novas demandas do mercado.
Todas as regiões do Brasil registraram crescimento em dois dígitos. O Norte, apesar de ser a menos representativa, destacando-se como a que mais cresceu em vendas. Além disso, o número de consumidores também ampliou significativamente.
Entre janeiro e junho de 2024, houve um crescimento de 25,7%, totalizando 66,6 milhões de pessoas que realizaram compras on-line, em comparação aos 53 milhões no mesmo período de 2023.
Por outro lado, houve uma redução no número de clientes de sites internacionais, que caiu de 68% para 57,8% em relação a 2023. Apesar disso, essas plataformas ainda mantêm relevância em nichos específicos, onde produtos exclusivos continuam a atrair compradores.
Categorias de produtos em destaque
O estudo também mostrou que as categorias de produtos de consumo rápido (FMCG), como alimentos e bebidas, continuam a liderar, apresentando um crescimento acima da média e contribuindo com mais de 90% dos ganhos no semestre. Essas categorias são essenciais para o dia a dia dos consumidores, garantindo um fluxo constante de vendas.
Uma novidade do estudo é a categorias tecnologia e duráveis (T&D). Ela apontou que apontou que os consumidores estão passando por um ciclo de renovação dos produtos de linha branca (ar-condicionado, refrigeradores, máquina de lavar roupa, micro-ondas e fogões/fornos). Este crescimento é impulsionado por um ciclo de renovação dos produtos adquiridos durante a pandemia.
Em particular, as altas ondas de calor contribuíram para um aumento expressivo nas vendas de ar-condicionado (+59,9% em faturamento em relação ao 1º semestre de 2023) e climatizadores (+20,4%).
Comportamento do consumidor e pure players
Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes em suas compras on-line, buscando não apenas preços competitivos, mas também uma experiência de compra completa que atenda a todas as suas expectativas, desde a navegação até o pós-venda.
Nesse contexto, as lojas que operam exclusivamente on-line (Pure Players) têm se destacado, conquistando uma participação de mercado cada vez maior. Essas operações são favorecidas pela agilidade na entrega, variedade de produtos e um atendimento ao cliente diferenciado, o que resulta em altos índices de NPS (Net Promoter Score) por parte dos consumidores.
Diferenciais para seu e-commerce
Para se destacar no mercado, é crucial entender e atender às expectativas dos consumidores. O Webshoppers 50 apontou que a facilidade no processo de pagamento e a variedade de sortimento são os grandes diferenciais para os consumidores. Além disso, há uma oportunidade significativa para as empresas que incentivam o uso de programas de fidelização, garantindo uma base de clientes mais engajada e fiel.

Fonte: Webshoppers 50
Os consumidores buscam uma experiência completa e satisfatória. A variedade de sortimento e a eficiência no pós-venda são elementos cruciais para se destacar no competitivo mercado de e-commerce.

Fonte: Webshoppers 50
Conte com a Cultive Marketing para impulsionar as estratégias da sua empresa! Fale conosco e vamos juntos elevar sua marca a um novo patamar.
Deixar um comentário